Depois de uma viagem de carro pela Europa continental, receber uma multa à chegada a casa pode transformar uma experiência idílica em uma dor de cabeça. Muitos pensam que, ao deixar o país visitado, as multas de trânsito podem ser ignorada, mas a realidade é diferente, mesmo após o Brexit.
Dentro da União Europeia, como nos conta o euronews, os dados do condutor podem ser partilhados entre os Estados-membros, e uma multa pode chegar automaticamente à sua morada. Mesmo que o sistema não seja infalível, a Comissão Europeia propôs recentemente medidas para melhorar a cooperação entre os países contra infrações de condutores estrangeiros.
Para os residentes do Reino Unido, a situação é um pouco diferente. As multas não os seguem automaticamente para casa; em vez disso, o país da UE emitirá um pedido de pagamento que chegará por carta.
As multas de trânsito por excesso de velocidade são comuns e variam entre os países. Em Itália, podem começar em 42 euros e atingir mais de 3 mil euros. Na França, a multa é de 135 euros, na Alemanha varia de 30 a 680 euros, e em Espanha começa nos cem euros.
Ignorar uma multa não é aconselhável. Receberá lembretes e pagamentos podem ser exigidos com juros acrescidos. Em alguns casos, um país da UE pode enviar um cobrador de dívidas ao seu endereço no Reino Unido.
Mesmo ao alugar um carro na União Europeia, é responsável pelo pagamento de multas de trânsito. A empresa de aluguer receberá a notificação e entrará em contato para proceder ao pagamento, podendo recusar futuros alugueres em caso de falta de pagamento.
Pagar uma multa imediatamente pode resultar em reduções. Em Itália, a taxa é reduzida em 30% se paga dentro de cinco dias, e na França, pagar dentro de 15 dias pode reduzir uma multa por excesso de velocidade.
Pagar as multas de trânsito é crucial para evitar complicações no regresso a casa e em futuras viagens na União Europeia. Ignorar as multas pode resultar em custos adicionais e dificuldades em viagens posteriores.
Leia também: Conhece o Fundo de Garantia Automóvel? Saiba como o usar se lhe baterem no carro e fugirem