A compra de carros usados tem crescido em popularidade, tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta tendência oferece, sem dúvida, boas oportunidades, mas também expõe os compradores ao risco de serem enganados, especialmente em relação aos quilómetros alterados do carro. A adulteração dos quilómetros é uma prática fraudulenta que, infelizmente, ocorre com alguma frequência no mercado de carros usados. Se está a pensar adquirir um veículo, é importante saber como se pode proteger.
Os sinais de alerta
Felizmente, existem alguns métodos e sinais de alerta que ajudam a identificar possíveis fraudes. Se pretende garantir que o carro que está a considerar comprar não tem a quilometragem adulterada, atente a estas dicas práticas partilhadas pelo Ekonomista.
Avaliação do interior
O desgaste excessivo no interior pode ser um indicativo de manipulação da quilometragem. Examine os estofos, o volante, os pedais e outras superfícies de contacto regular, como a embraiagem e os travões. Se o estado do interior parecer demasiado usado para o número de quilómetros exibidos no odómetro, desconfie. “Se tiverem um desgaste demasiado evidente e a quilometragem mostrar um valor equivalente ao de um veículo quase novo, sabe que pode estar a ser enganado”.
Faça um test drive
Nada substitui a experiência de conduzir o carro. O test drive permite-lhe sentir o comportamento do veículo, a resposta da caixa de velocidades e a reação ao travar e acelerar. Se o carro aparentar desgaste mecânico incompatível com a quilometragem apresentada, poderá estar perante uma situação de fraude.
Verifique os documentos do veículo
Sempre que um carro passa por uma Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), o número de quilómetros é anotado. Por isso, peça para ver os comprovativos das inspeções anteriores e compare esses dados com os quilómetros atuais. Uma discrepância significativa pode indicar que a quilometragem foi adulterada.
Inspecione o exterior
Examine o estado da pintura e procure sinais de danos ou reparações. O desgaste em áreas como o capô e os para-choques pode sugerir que o carro sofreu um acidente. Um veículo que passou por grandes reparações pode ter tido a quilometragem alterada para disfarçar o seu histórico de uso intenso.
Peças e componentes
Leve consigo um mecânico de confiança para analisar o estado das peças. A substituição prematura de componentes importantes, como a embraiagem ou os travões, pode ser um indício de que o carro foi mais usado do que o odómetro indica. Além disso, peças em más condições num carro com baixa quilometragem levantam sérias dúvidas.
A quilometragem média anual
É útil saber que um carro, em média, percorre cerca de 19.000 quilómetros por ano. Se um veículo mais antigo apresentar uma quilometragem surpreendentemente baixa, isso pode ser um sinal de manipulação. “Se um carro usado apresentar cerca de 12.000 quilómetros, é possível que a sua quilometragem tenha sido alterada”.
Manipulação digital do odómetro
Com a evolução tecnológica, manipular odómetros digitais tornou-se mais simples do que os antigos modelos analógicos. Hoje, basta um minicomputador com o software adequado para alterar a leitura de quilómetros, tornando difícil detetar a fraude apenas pela inspeção visual.
Verificação de quilometragem em carros nacionais e importados
Se está a comprar um carro nacional, o processo de verificação é relativamente simples. Pode solicitar ao IMT uma Certidão de Inspeção, fornecendo a matrícula do veículo. Este documento apresenta o histórico de quilometragem registado em todas as IPOs, permitindo-lhe verificar a coerência dos números apresentados. O custo deste serviço é de 30€, mas pode ser um investimento que evita problemas maiores.
Já para carros estrangeiros, existem plataformas como o AutoDNA ou o VIN-Info, onde pode inserir o VIN (Vehicle Identification Number) do carro e obter detalhes sobre a quilometragem e histórico de acidentes.
O que diz a lei sobre quilometragem adulterada?
Até 2020, a legislação não era clara em relação a sanções para carro com quilómetros alterados. Contudo, a Deliberação n.º 723/2020 veio clarificar a questão. Hoje, se a adulteração for detetada numa inspeção, o veículo pode ser imediatamente reprovado, e a prática é considerada crime, podendo ser denunciada às autoridades.
Saber se o carro que pretende comprar tem os quilómetros alterados não é uma ciência exata, mas com atenção aos sinais de desgaste, à documentação e aos testes práticos, pode reduzir significativamente o risco de ser enganado. Seja em Portugal ou no estrangeiro, proteger-se contra fraudes no mercado de carros usados é possível, e seguir estes passos ajudará a garantir que faz um bom negócio, sem surpresas desagradáveis.
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