Para muitos condutores, a luz de aviso de “pressão baixa” nos pneus é um sinal preocupante, especialmente nos meses mais frios do ano. No entanto, nem sempre é necessário correr imediatamente para encher os pneus, pois a verdade é que o frio pode ser o culpado por essa luz se acender.
Por que motivo o frio interfere com a luz de aviso dos pneus? De acordo com o Leak, a resposta está na física básica: por cada queda de 10 graus Celsius na temperatura, a pressão dos pneus diminui aproximadamente 0.13 bar. Em termos simples, o frio contrai o ar, enquanto o calor o expande. Assim, é comum os condutores serem confrontados com esta situação durante os meses mais gelados do ano, quando as temperaturas caem drasticamente.
No entanto, é importante não ignorar este aviso, mesmo que a luz desapareça quando as temperaturas aumentam. A queda na pressão dos pneus devido ao frio pode ser significativa e persistir mesmo depois de a luz se apagar. Os sistemas de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) são projetados para verificar constantemente a pressão dos pneus, mas podem não ser totalmente precisos e podem apresentar desvios.
Assim, apesar de ser tentador ignorar a luz intermitente e continuar a viagem, não é aconselhável fazê-lo sem antes verificar a pressão dos pneus. Pode ser que um pneu tenha um furo ou outro problema que necessite de atenção imediata. Se adicionar ar aos pneus e o problema persistir, é recomendável procurar a assistência de um mecânico ou loja de pneus para uma recalibração adequada.
Além disso, é fundamental verificar regularmente a pressão dos pneus, idealmente mensalmente. O melhor momento para o fazer é de manhã cedo ou após o veículo ter estado parado durante várias horas, quando os pneus estão “frios” e a leitura da pressão é mais precisa.
Embora o frio possa ser responsável pela luz de aviso dos pneus, é crucial não ignorar este sinal e verificar regularmente a pressão dos pneus para garantir a segurança e o desempenho adequado do veículo, especialmente durante os meses mais frios do ano.
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