Na gíria comum chamam-lhes “dentes de dragão” e estão pintados na estrada com o objetivo de levar os condutores a reduzir a velocidade a que circulam. Nas estradas portuguesas ainda não se veem os dentes de dragão, mas nas estradas espanholas, sobretudo em Madrid, eles saltam à vista de qualquer condutor.
A ilusão de ótica é a chave do sucesso deste novo sinal instalado nas estradas espanholas. É que os “dentes de dragão” levam os condutores a pensarem que a estrada fica cada vez mais estreita, pelo que acabam involuntariamente por reduzir a velocidade.
“Este tipo de linhas está a ser instalado noutros locais com o objetivo de continuar a avaliar o comportamento e a adaptação do trânsito face a elas”, referiu fonte do Ministério dos Transportes de Espanha, em declarações ao El Motor.
Para além dos triângulos colocados nas estradas de Madrid, agora há um novo modelo dos “dentes de dragão” instalados no separador central e junto aos lugares de estacionamento, tal como avança o Notícias ao Minuto. O propósito é sempre o mesmo: alertar os condutores para a redução da velocidade, uma vez que estão numa zona onde é necessário um cuidado extra.
Esta nova versão dos “dentes de dragão” (pequenos triângulos pintados de branco e amarelo) deveria surgir acompanhada por passadeiras e lombas, de forma a garantir o cumprimento do objetivo a que se propôs: promover a redução da velocidade e facilitar a passagem dos peões.
Leia também: GNR persegue camionista desde Tavira à ponte do Guadiana