A forte instabilidade nos preços dos combustíveis fez com que muitos portugueses começassem a optar pelos carros elétricos na hora de mudar de veículo. Embora a eletricidade seja mais barata do que os combustíveis e até existam alguns apoios quando se compra um carro elétrico, o que é certo é que estes continuam a ser mais caros, para além de terem uma autonomia menor, pelo que pode ser necessário parar por largos minutos para carregar o veículo.
Quer isto dizer que os carros a gasóleo e a gasolina continuam a ser a escolha de muitos portugueses. Ainda que os preços dos combustíveis não sejam estáveis, pode sempre garantir alguma poupança ao comprar um veículo mais económico. O Motor1 fez uma lista dos carros a gasolina no mercado que menos consomem e há um dos veículos cujo preço de venda nem chega a 20.000 euros.
O Suzuki Swift é o primeiro automóvel desta lista, uma vez que consome ume média de 4,4 litros de gasolina por cada 100 quilómetros percorridos. Logo de seguida, com um consumo de 4,5 litros aos 100 quilómetros, surge o Lancia Ypsilon.
Relacionados: As rotundas devem fazer-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada
O Opel Corsa Edition custa menos de 20.000€
Tal como o Lancia Ypsilon, também o Opel Corsa consome uma média de 4,5 litros de gasolina por cada 100 quilómetros percorridos. No entanto, este veículo tem uma particularidade que pode atrair mais compradores, já que o modelo encontra-se à venda por preços a partir dos 18.775 euros. A gama Corsa Edition é a mais barata, mas o modelo Corsa Yes também pode sair-lhe a menos de 20.000 euros.
Ainda na lista do Motor1 é feita referência ao ao Peugeot 208, que também apresenta um consumo de 4,5 litros aos 100 quilómetros. Neste caso, a gama Peugeot Store, a mais barata, tem o custo de 20.225 euros. Tanto pode comprar o carro a pronto, como em prestações mensais de 140 euros, sendo que é exigido o pagamento de uma entrada de 5.120 euros.
O Citroen C4 é o “mais sereno e elegante de sempre”
Por fim, a encerrar a lista dos carros a gasolina com menor consumo no mercado, surge o Citroen C4, que gasta 4,7 litros aos 100 quilómetros. A marca diz que o C4 é o “mais sereno e elegante de sempre” e os preços começam nos 30.000 euros.
Leia também: “Nada podemos fazer”: continua a ocupação ilegal de casas neste concelho, mas a lei protege quem?