O semáforo está vermelho e à medida que se aproxima do mesmo começa aos poucos a travar o carro. No entanto, um som não habitual fez-se ouvir e nas travagens seguintes este chiar ouviu-se novamente. É que os travões são acionados através de um sistema hidráulico que comprime umas pastilhas sob um disco, que gira à velocidade das rodas do carro. Uma vez sujeitos a grandes forças de atrito, os travões desgastam-se rápido e começam a chiar.
As pastilhas de travão gastas é a causa mais comum para o ruído dos travões. Quando pensamos em travões, importa ter em consideração estes três elementos: pastilhas, disco e pinças. Assim que acionamos o pedal do travão, as pinças apertam os discos, pressionando contra eles as pastilhas. Assim, a fricção constante desgasta as pastilhas e o tal chiar começa a aparecer. Deste modo, trocar as pastilhas dos travões pode resolver este problema.
Por outro lado, se as pastilhas entram em contacto com os discos cada vez que é dada a ordem de travagem, isto significa que, ao invés das pastilhas, pode ser também o desgaste dos discos de travão a cauda do ruído que se ouve a cada travagem. Neste caso, deverá proceder à substituição dos discos o mais brevemente possível.
Existem ainda outras razões que fazem com que os travões chiem uma vez acionados. Uma delas pode ser a sujidade entre as pastilhas e o disco. Por sujidade entende-se, por exemplo, pedras, sal e terra que invadem o sistema de travagem do veículo. Por fim, segundo avança o Ekonomista, a ferrugem também será um elemento perturbador que causa atrito e fará com que a superfície de contacto entre as pastilhas e o disco não seja uniforme.
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