A transição para a mobilidade elétrica tem vindo a ser incentivada através de diversos benefícios, nomeadamente na área do estacionamento. Em várias cidades portuguesas, os veículos elétricos beneficiam de estacionamento gratuito ou reduções tarifárias nos parquímetros, promovendo a adoção de alternativas mais sustentáveis.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos tem acompanhado a evolução destas medidas e divulgou uma lista de municípios onde os automobilistas com veículos elétricos podem estacionar sem custos ou com descontos significativos.
Isenção total de pagamento em municípios portugueses
Vários concelhos garantem estacionamento gratuito para veículos elétricos, embora alguns exijam um dístico específico. As regras variam consoante o município:
- Águeda: Isenção sem necessidade de dístico municipal.
- Almada: Exige o “Dístico Gratuito We Mob Almada”.
- Beja: Estacionamento gratuito sem requisitos adicionais.
- Funchal: A adesão à “Tarifa Verde” permite estacionamento gratuito em 1.600 lugares de parcómetros, mas exclui parques municipais.
- Guimarães: Requer o “Dístico Identificativo de Veículo Elétrico” emitido pelo IMT.
- Lisboa: A EMEL disponibiliza o “Dístico Verde” por 12€/ano, permitindo estacionamento gratuito para veículos elétricos. A medida não se aplica a híbridos.
- Loures: O “Dístico Verde”, emitido pela Loures Parque, custa 6€/ano e está disponível para residentes e não residentes.
- Mirandela: Isenção garantida mediante o Dístico Identificativo do IMT.
- Póvoa de Varzim: Desde 2019, a isenção de pagamento está garantida por 10 anos, aplicando-se a todos os utilizadores.
- Ribeira Brava e Setúbal: Isenção válida apenas para veículos ligeiros 100% elétricos, sem necessidade de dístico.
Municípios que oferecem descontos
Além da isenção total em algumas cidades, outros municípios optaram por conceder descontos no estacionamento para veículos elétricos ou híbridos:
- Funchal: Redução de 50% no estacionamento para veículos híbridos, mediante adesão à “Tarifa Verde” (exclusiva para residentes).
- Porto: Redução de 15% na avença mensal de parques municipais, aplicável a veículos 100% elétricos.
Impacto e perspetivas futuras
Estas medidas integram a estratégia de descarbonização dos transportes urbanos, procurando incentivar a adoção de veículos elétricos. A sua aplicação, contudo, varia entre municípios, sendo recomendável consultar os regulamentos locais antes de estacionar.
A expansão destes benefícios poderá vir a abranger mais cidades, à medida que os incentivos à mobilidade sustentável ganham relevância nas políticas municipais.
E no Algarve?
A mobilidade sustentável tem ganho destaque nas políticas urbanas portuguesas, e os municípios algarvios não são exceção. O incentivo à utilização de veículos elétricos, nomeadamente através da isenção de pagamento de estacionamento, tem sido adotado por diversas autarquias no país. No entanto, no Algarve, a implementação destas medidas ainda se encontra em fase inicial e varia consoante o concelho.
Atualmente, algumas cidades portuguesas já oferecem estacionamento gratuito ou descontos significativos para veículos elétricos, mas no Algarve, a adesão a este tipo de incentivo tem sido mais cautelosa. A questão que se coloca é: quais as perspetivas futuras para os municípios da região?
O estado atual dos incentivos no Algarve
Ao contrário de outras regiões do país, onde algumas autarquias já implementaram políticas de isenção total nos parquímetros para veículos elétricos, no Algarve estas medidas ainda são pouco comuns. No entanto, em municípios como Faro, Loulé e Portimão, a mobilidade elétrica já começa a integrar os planos estratégicos para os próximos anos.
Faro, por exemplo, tem apostado na infraestruturação da rede de carregamento elétrico e na promoção de alternativas mais ecológicas de transporte. No entanto, até ao momento, não foi anunciada uma política municipal de isenção de estacionamento para veículos elétricos.
Em Loulé, o município tem desenvolvido projetos de mobilidade sustentável, como a criação de corredores cicláveis e a implementação de carregadores elétricos em espaços públicos. Existe também a intenção de, a médio prazo, estudar a possibilidade de isentar veículos elétricos do pagamento de estacionamento em determinadas zonas.
Já em Portimão, onde a transição para uma mobilidade mais sustentável tem sido tema de debate, a Câmara Municipal tem apostado no reforço das infraestruturas de carregamento e na promoção de transportes públicos elétricos. No entanto, tal como em Faro e Loulé, não há ainda um plano consolidado para a gratuitidade do estacionamento para veículos elétricos.
Desafios e possíveis cenários para os próximos anos
Os desafios para a implementação deste tipo de medidas nos municípios algarvios passam por dois grandes fatores:
- Sazonalidade e pressão turística – No verão, os centros urbanos do Algarve registam um aumento exponencial no tráfego e na procura por estacionamento. A introdução de incentivos para veículos elétricos pode levar a um debate sobre a equidade das medidas, especialmente entre residentes e visitantes.
- Infraestrutura e planeamento urbano – A instalação de postos de carregamento e a adaptação das zonas de estacionamento requerem um planeamento coordenado entre autarquias, empresas e organismos estatais. Sem esta base estruturada, a implementação de incentivos pode ser mais lenta.
A médio prazo, a tendência é que as autarquias algarvias sigam o modelo de outras cidades portuguesas, como Lisboa ou Porto, que já oferecem dísticos para isenção de pagamento. A expectativa é que, com o aumento do número de veículos elétricos em circulação, as autarquias tenham maior incentivo para adotar políticas de incentivo ao estacionamento gratuito.
Os municípios do Algarve ainda não têm uma política abrangente de isenção de estacionamento para veículos elétricos, mas há sinais de que esta realidade poderá mudar nos próximos anos. Com o crescimento da mobilidade elétrica e o incentivo governamental à descarbonização, espera-se que mais autarquias da região passem a integrar este tipo de medidas nas suas estratégias de mobilidade urbana.
Para os condutores de veículos elétricos que circulam no Algarve, a recomendação atual é acompanhar as políticas municipais e consultar as regras de estacionamento em cada concelho, já que as alterações podem surgir progressivamente nos próximos anos.
Leia também: Há uma ilha que muda de país duas vezes ao ano e agora é espanhola