Nos anos 90, a SAAB, com sua herança aeronáutica, trouxe uma solução simples, mas eficaz, para combater a distração ao volante: o Night Panel.
Hoje, os interiores dos automóveis estão repletos de ecrãs, cujo tamanho e número continuam a aumentar. Estes podem ser vistos como fontes de distração, bombardeando os condutores com informações nem sempre relevantes e gráficos complexos, cujo brilho elevado pode tornar a condução noturna ainda mais cansativa.
A questão da distração ao volante é tão crucial hoje como era no passado. Entre as soluções para mitigar este problema, sugeridas pelo Razão Automóvel, encontramos algo tão simples como o Night Panel da SAAB.
Introduzido em 1993 no SAAB 900 (NG900), o Night Panel permitia desligar praticamente todo o painel de instrumentos, deixando apenas o velocímetro ligado, através de um botão no painel de bordo.
A SAAB argumentava que o Night Panel reduzia o risco de distração durante a condução noturna, tendo a eficácia desta solução sido comprovada no mundo aeronáutico – o berço da SAAB.
Hoje, na era dos ecrãs, uma solução semelhante pode fazer mais sentido do que nunca. No entanto, observa-se uma tendência oposta, com cada vez mais tecnologia a ser integrada nos painéis dos automóveis, aumentando o potencial de distração dos condutores.
Leia também: Conheça a praia algarvia que tem nascentes de água doce à beira mar