Um tema recorrente entre os entusiastas da condução continua a gerar debate: será necessário pressionar a embraiagem ao ligar o carro?
No vasto universo da condução, onde as polémicas são tantas quanto as estradas, algumas questões merecem a devida atenção. Apesar da falta de consenso, muitos especialistas argumentam a favor da ação de pressionar a embraiagem ao ligar o carro, salientando que as vantagens, embora subtis, compensam, como nos conta o Ekonomista.
Deste modo, a recomendação é pressionar o pedal da embraiagem até que o carro esteja pronto para iniciar a viagem, soltando-o apenas quando estiver prestes a arrancar.
Porque deve pressionar a embraiagem?
O propósito de pressionar a embraiagem ao ligar o carro reside em aliviar o trabalho do motor de arranque, retirando-lhe o “peso” da caixa de velocidades. Este gesto contribui para a redução do desgaste do motor de arranque.
Além disso, esta ação permite uma diminuição ligeira no consumo de energia elétrica da bateria. Inicialmente, pode não perceber qualquer diferença, mas a longo prazo, sentirá os benefícios na redução do desgaste.
Muitas marcas incluem esta informação nos manuais do proprietário, incentivando os condutores, de forma inconsciente, a reduzir o desgaste do motor de arranque e a poupar bateria.
Como é sabido, evitar o desgaste prematuro prolonga a vida útil dos componentes, resultando numa poupança a longo prazo.
O que acontece se não o fizer?
Ao não pressionar a embraiagem ao ligar o carro, para além de aumentar o desgaste do motor de arranque, corre o risco de sentir um pequeno solavanco quando o carro é ligado. Embora muitas vezes seja apenas um susto, este solavanco pode ter consequências.
Em alguns modelos de carros mais avançados tecnologicamente, não é possível dar a partida sem utilizar a embraiagem. Esta medida, para além de evitar solavancos, previne também o desgaste desnecessário. Nos modelos modernos em que tal não é obrigatório, a diferença pode passar despercebida.
Quando o carro tem pouca bateria, pressionar o pedal da embraiagem aumenta a probabilidade de conseguir ligá-lo, embora nem sempre seja garantido. Não se esqueça de ter alguns cuidados com a embraiagem, evitando, por exemplo, manter constantemente o pé sobre o pedal, prevenindo o deslize da embraiagem.
Leia também: Saiba qual o botão no carro que muitos ignoram que permite poupar até 10% de combustível