Os sistemas modernos presentes nos automóveis têm como objetivo principal melhorar a segurança e a autonomia dos veículos. No entanto, alguns especialistas alertam que nem sempre esses sistemas são benéficos. Pelo contrário, desligar uma função aparentemente simples, como o sistema start/stop, pode resultar em uma vida útil do motor duplicada.
Scotty Kilmer, um mecânico reconhecido no Reino Unido, citado pelo Leak, destacou a importância de desligar esse sistema, que está presente na maioria dos veículos modernos. Ele destacou que desativar essa função pode prolongar significativamente a vida do motor. Segundo Kilmer, a tecnologia start/stop é uma das introduções mais “estúpidas” nos automóveis recentes.
Em entrevista, Kilmer explicou que ao ligar e desligar o motor repetidamente, 97% do desgaste ocorre durante o processo de ligar o veículo. Portanto, para garantir uma vida mais longa para o motor, é aconselhável evitar esse ciclo constante de partida e parada. Kilmer enfatizou que desativar o sistema start/stop é uma medida inteligente para garantir a durabilidade do motor.
O mecânico também expressou sua opinião sobre os fabricantes de automóveis, sugerindo que eles têm interesse em não prolongar a vida útil dos carros, pois isso pode resultar em menos vendas. Para eles, a obsolescência programada é vantajosa, pois incentiva os consumidores a substituírem seus veículos com mais frequência.
Portanto, desligar o sistema start/stop sempre que o veículo é ligado pode ser uma medida preventiva para preservar o motor e prolongar a vida útil do seu carro.
Leia também: Já ouviu falar do Treino zero? Aprenda o método japonês para “derreter” a gordura do corpo [vídeo]