A França está na vanguarda da implementação de uma nova geração de radares de velocidade, conhecidos como radares autónomos, que têm a capacidade única de detetar infrações não apenas em estradas retas, mas também em curvas.
Estes radares autónomos utilizam um sistema avançado chamado laser LIDAR, que permite uma leitura abrangente da estrada em ambas as direções, como nos conta o Notícias ao Minuto. Ao contrário dos radares convencionais, estes novos aparelhos podem operar eficazmente independentemente da geometria da estrada, seja reta ou curva.
Homologados em julho de 2017 em território francês, estes radares já estão em operação em várias regiões, como Vosgos, Nièvre e Saône-et-Loire. A capacidade de controlar áreas com curvas faz destes radares uma inovação crucial para aumentar a segurança em estradas com curvas e em locais de difícil acesso.
A versatilidade desses radares autónomos oferece uma solução eficaz para melhorar a segurança rodoviária em situações desafiadoras. A capacidade de deteção de excessos em curvas representa um avanço significativo na fiscalização de infrações de trânsito, proporcionando maior cobertura e vigilância.
Embora ainda não haja informações claras sobre a expansão desses radares para outros países, é plausível que esta tecnologia inovadora venha a ser adotada em breve em outras nações, incluindo Portugal. A sua implementação em estradas sinuosas pode contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e melhoria geral da segurança viária.
Num comunicado de imprensa divulgado no ano da homologação desses radares, destacou-se que os “radares autónomos podem ser colocados em estradas sinuosas, como é o caso de algumas montanhosas, para aumentar a segurança em curvas e áreas de difícil acesso.” Este desenvolvimento representa mais um exemplo de como a tecnologia continua a desempenhar um papel crucial na busca pela segurança rodoviária.
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