Se está a fazer planos de viajar até ao país vizinho de carro, tenha cuidado com algumas diferenças entre as estradas ibéricas. Embora as regras de condução não difiram muito entre Portugal e Espanha, saiba que há determinadas normas um pouco diferentes e que deve ter em conta para evitar coimas.
No entanto, no que respeita aos documentos não precisa de se preocupar, pois, visto ser cidadão da União Europeia, apenas necessita de carta de condução e documentos do veículo para conduzir em Espanha. Também já não precisa de se preocupar com o jogo de luzes, que deixou de ser obrigatório, assim como as ferramentas para mudá-las.
Agora tome nota das principais diferenças que deve ter em atenção.
Ultrapassagens
Quando for ultrapassar uma bicicleta, é obrigatório mudar completamente de faixa sempre que haja mais do que uma faixa de rodagem em cada sentido. Anteriomente, de acordo com o Contas Connosco, apenas era necessário manter uma distância de 1,5 metros.
Além disso, é também proibido fazer uma ultrapassagem (a qualquer veículo) a mais de 20 km/h em faixas únicas de rodagem.
Condutores com óculos
Se usar óculos durante a condução, saiba que ao conduzir em Espanha deve ter sempre um par de óculos como reserva no veículo.
Taxa de álcool
No que respeita à taxa de álcool permitida no sangue, esta é um pouco superior a Portugal em condutores com carta de condução há menos de dois anos e para condutores profissionais. Enquanto que no nosso país o máximo permitido por lei é de 0,2 g/l, em Espanha pode-se circular com 0,3 g/l. Para os restantes condutores, o valor é igual ao nosso, 0,5 g/l.
Triângulos
Se for a Espanha apenas como turista, durante um curto período de tempo, apenas necessita ter um triângulo de sinalização. Caso queira tornar-se residente deverá ter dois para usar sempre que o veículo estiver imobilizado na faixa de rodagem.
Luzes
Se tiver um motociclo, saiba que é obrigatório utilizar luzes diurnas permanentes durante o dia. No caso dos outros veículos, apenas precisam acender as luzes de dia quando a visibilidade for reduzida.
Pneu sobresselente
Todos os veículos devem ter um pneu suplente em bom estado e com as ferramentas de substituição. Só fica livre desta obrigatoriedade se a sua viatura não trouxer o pneu sobresselente de fábrica, mas tenha um kit de reparação.
Capacete
Se for condutor de uma scooter elétrica, ciclomotor ou bicicleta é obrigatório usar capacete de proteção.
Uso de telemóvel
Caso seja apanhado ao telemóvel enquanto conduz, saiba que terá de pagar uma multa de 200€.
Velocidade
Os limites de velocidade em Espanha são os seguintes:
120 km/h para estradas principais e autoestradas;
100 km/h para estradas convencionais;
90 km/h para os restantes itinerários;
50 km/h em algumas zonas urbanas, embora dentro de grande parte das localidades seja de 30 km/h.
Cinto de segurança
É obrigatório usar cinto de segurança em todos os bancos do veículo. Em caso de incumprimento a multa será de 200€.
Colete refletor
É obrigatório o uso de colete refletor sempre que tiver de caminhar ao longo de uma estrada ou autoestrada.
Autocaravanas
Se viajar numa autocaravana, ou conjunto carro e caravana, com mais de 12 metros de comprimento, deve ter na traseira um ou dois refletores amarelos.
Multas
Se for multado e pagar a multa no momento, o valor é reduzido em 30%. Se não puder pagar no momento, deverá indicar uma pessoa ou empresa como garantia de pagamento, pois caso não o faça e não pague o valor da multa, arrisca-se a que a sua viatura lhe seja confiscada.
Leia também: Nesta estrada portuguesa os carros sobem sozinhos [vídeo]