Numa altura em que no nosso país muito se tem falado sobre a importância de circular na estrada a uma velocidade moderada, a vizinha Espanha avança com os primeiros testes que visam avaliar se no futuro será ou não possível conduzir legalmente a uma velocidade de 150 km/h. Ainda que em Espanha os limites de velocidade possam vir a mudar, por cá a legislação mantém-se e os 120 km/h continuam a ser a velocidade máxima que pode aparecer no mostrador do seu carro, e só nas autoestradas.
A Catalunha tornou-se a primeira comunidade autónoma espanhola a testar um novo sistema de controlo de velocidade baseado em inteligência artificial. Esta medida representa um passo inovador na gestão da segurança rodoviária em Espanha, sendo aplicada de forma experimental na autoestrada AP-7, em El Vendrell.
O projeto está a ser coordenado pela Direção Geral de Trânsito (DGT), com o objetivo de recolher dados sobre a eficácia do modelo. A nova tecnologia poderá permitir a circulação até aos 150 km/h em determinadas condições.
Velocidade ajustada em tempo real
Segundo a AutoBild Espanha, este novo conceito assenta na análise contínua de diversas variáveis para determinar o limite de velocidade mais adequado em cada momento.
O sistema é capaz de ajustar o limite máximo com base em dados como o estado do pavimento, condições meteorológicas, visibilidade, hora do dia e volume de tráfego. Com isto, pretende-se tornar mais dinâmico o controlo da circulação em autoestradas, adaptando-se às circunstâncias reais.
Possibilidade de circular até 150 km/h
A velocidade máxima permitida, tradicionalmente fixada nos 120 km/h, poderá ser elevada até aos 150 km/h em troços específicos da rede viária. No entanto, este aumento será autorizado apenas quando o sistema inteligente indicar que as condições são seguras para tal. Este tipo de abordagem já foi explorado em países como a Alemanha e a França, onde existem trechos com limites variáveis, consoante fatores ambientais e de tráfego. A experiência catalã segue esta linha, mas com recurso à inteligência artificial.
A autoestrada AP-7 foi escolhida como ponto de partida para os testes por apresentar características adequadas à aplicação do sistema. O troço localizado em El Vendrell é agora o primeiro em Espanha onde é possível circular a 150 km/h sem incorrer em infração, desde que as condições definidas pela inteligência artificial o permitam. Esta medida faz parte de uma estratégia de modernização da rede rodoviária e de introdução de soluções tecnológicas avançadas.
Recomendamos: União Europeia aperta regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto. Saiba como
Objetivos incluem segurança e ambiente
De acordo com a Direção Geral de Trânsito, o sistema tem também como objetivos reduzir a sinistralidade, melhorar o consumo energético e contribuir para a diminuição das emissões de dióxido de carbono. Ao otimizar o fluxo de tráfego com limites de velocidade adaptáveis, a entidade espera ainda evitar congestionamentos e melhorar a fluidez da circulação. As decisões sobre o limite de velocidade são tomadas em tempo real, tendo por base dados recolhidos por sensores e câmaras instaladas ao longo da via.
Sinalização digital vai substituir sinais fixos
A AutoBild Espanha destaca que “a velocidade máxima permitida será ajustada em tempo real”, o que implica uma alteração profunda no modelo tradicional de sinalização rodoviária. Os sinais físicos serão complementados por sinalética digital, capaz de indicar de forma clara o limite em vigor num determinado momento. Esta flexibilidade exige, por parte dos condutores, maior atenção às informações disponibilizadas ao longo do percurso.
O uso da inteligência artificial permite uma leitura precisa do trânsito e das condições ambientais. Esta tecnologia processa os dados e comunica diretamente com o sistema de sinalização para atualizar os limites conforme necessário. A mesma fonte indica que esta inovação poderá tornar-se um padrão nas autoestradas espanholas se os testes demonstrarem bons resultados. A expansão dependerá da avaliação final feita pela DGT após o período experimental.
Situação atual em Portugal
Em Portugal não existem ainda iniciativas semelhantes para alterar os limites de velocidade nas autoestradas. A velocidade máxima permitida continua fixada nos 120 km/h, de acordo com o Código da Estrada. As autoridades nacionais ainda não manifestaram intenção de adotar modelos de controlo de velocidade ajustável por inteligência artificial. A aplicação desta tecnologia em território nacional não está prevista a curto prazo.
A experiência da Catalunha poderá, no entanto, ser acompanhada por outros países interessados em soluções tecnológicas para melhorar a segurança e eficiência da circulação. O sucesso dos testes poderá influenciar políticas públicas noutras regiões europeias. O modelo espanhol poderá também servir como base para projetos-piloto noutros contextos rodoviários com desafios semelhantes. A interoperabilidade com veículos conectados está igualmente a ser considerada no desenvolvimento do sistema.
Monitorização contínua do projeto
A Direção Geral de Trânsito manterá os testes em curso por tempo indeterminado, recolhendo dados e avaliando o impacto da medida. As conclusões obtidas determinarão a viabilidade de uma implementação mais abrangente no território espanhol.
O troço de El Vendrell será monitorizado continuamente para garantir a segurança dos utilizadores e o cumprimento das novas regras. A experiência catalã marca assim o início de uma possível transformação na forma como a velocidade é gerida nas estradas de Espanha.
Leia também: Carta de condução: veja as novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus