Os veículos mais recentes, ainda em fase de desenvolvimento, revelam uma tendência cada vez mais evidente: os tradicionais espelhos retrovisores laterais estão a ser substituídos por pequenas câmaras montadas em barras discretas. Estas cativam imagens que são transmitidas para ecrãs instalados nas portas, integrados nos sistemas de infoentretenimento ou, em alguns casos, até para projeções holográficas. No entanto, qual será o destino dos retrovisores como os conhecemos atualmente?
Embora pareça uma inovação tecnológica interessante, é importante referir que esta mudança não é motivada pela segurança rodoviária. Na verdade, trata-se de uma decisão estética, característica dos automóveis conceito, criados principalmente para apresentar designs modernos e futuristas. Muitas vezes, esses conceitos acabam por ser adaptados para veículos de produção. Porém, é inegável que os retrovisores laterais volumosos podem interferir na estética dos carros.
Resta, então, a questão: os sistemas de câmaras vão substituir definitivamente os retrovisores laterais clássicos? De momento, a legislação exige que todos os automóveis estejam equipados com dois retrovisores: um no interior, ao centro, e outro no exterior, do lado do condutor. Por isso, para que a substituição por câmaras seja possível, será necessário alterar as leis em vigor.
Segundo a Leak, outro aspeto a considerar é o custo. Substituir um espelho retrovisor danificado é relativamente barato, enquanto os sistemas de câmaras podem ser significativamente mais dispendiosos, especialmente se forem concebidos para oferecer imagens em tempo real e de alta qualidade. Além disso, há o risco de falhas técnicas nas câmaras, o que pode dificultar a sua inspeção por parte das autoridades, ao contrário de um espelho partido, que é facilmente identificado.
Por enquanto, pode contar com os retrovisores laterais convencionais, que ainda terão lugar nos automóveis durante algum tempo. Contudo, marcas tecnológicas, como a Tesla, já estão a trabalhar para aprovar legislações que permitam substituir os espelhos por câmaras. Só o tempo dirá se esta mudança será bem-sucedida.
Leia também: Afinal, que selos são obrigatórios no para-brisas? Saiba agora e evite multas