Já pensou se fosse possível eliminar de uma vez por todas aqueles ruídos irritantes que os limpa para-brisas fazem por vezes quando estão a funcionar? O som em questão pode parecer um rangido ou até algo muito mais desagradável, semelhante ao barulho que um objeto estranho faria ao arranhar o vidro. Saiba agora como resolver este problema com a colaboração do Motor 24.
A mesma fonte refere que “em primeiro lugar, se fizer um ruído assim que os limpa para-brisas forem ativados, especialmente se o vidro não estiver muito molhado e não tiver sido utilizado durante algum tempo, é normal e deve desaparecer quando as escovas do limpa para-brisas e o vidro dianteiro estiverem completamente molhados”.
No entanto, se o som persistir após várias passagens e mesmo durante a condução em condições adversas, algo está claramente errado. Uma das principais causas pode ser o facto das escovas não estarem corretamente ajustadas. Isto torna-se evidente se o som começar a manifestar-se após a substituição das escovas.
Se esta for a situação, o Motor 24 explica que é importante verificar se há algum componente solto e garantir que todos os elementos do sistema do limpa para-brisas estão devidamente encaixados. Embora a substituição das escovas do limpa para-brisas seja geralmente uma tarefa simples, pode, por vezes, revelar-se frustrante. Se necessário, recorrer a uma oficina para a substituição pode evitar possíveis erros de instalação.
Outra possível razão para os limpa para-brisas produzirem ruídos desagradáveis é o desgaste excessivo das escovas. Nesse caso, a primeira ação a tomar é inspecionar as peças de borracha.
Deve verificar se apresentam deformações ou se há falta de material. Por vezes, é possível que uma parte da lâmina de borracha que está em contato constante com o vidro se solte, o que pode ser causado pelo desgaste ou pelas condições climatéricas, especialmente pelo sol, que tende a secar o material e a acelerar a sua degradação.
Além disso, pode notar que as escovas do limpa para-brisas já não são tão eficazes na remoção de sujidade do vidro como anteriormente, deixando áreas por limpar ou não conseguindo evacuar a água de forma adequada. Este é outro sinal de desgaste e um indicador claro de que está na altura de substituir as escovas do limpa para-brisas.
Por último, uma terceira razão para o som desagradável do limpa para-brisas pode ser a sujidade acumulada no vidro dianteiro. A presença de cera, detritos de árvores ou qualquer outra substância pode interferir com o funcionamento correto dos limpa para-brisas, resultando em ruído.
Neste caso, a melhor solução é realizar uma limpeza completa do para-brisas, removendo toda a sujidade acumulada. Existem produtos específicos para a limpeza de vidros e janelas de automóveis, que são bastante eficazes em situações mais severas como a descrita.
O Motor 24 lembra que as escovas do limpa para-brisas do seu veículo também requerem manutenção regular, sendo aconselhável realizá-la pelo menos uma vez por mês para garantir que estas peças se mantenham nas melhores condições possíveis.
Leia também: Conheça as zonas mais baratas do Algarve para comprar casa