O cais transfronteiriço de Vila Real de Santo António, que permite o embarque de passageiros e automóveis para as carreiras fluviais entre a cidade portuguesa e a cidade de Ayamonte em Espanha, vai ser renovado pela Docapesca.
A informação foi avançada pela Governo em resposta a uma pergunta do grupo parlamentar do PCP, resultado de uma visita ao local levada a cabo por uma delegação do partido encabeçada pelo deputado eleito pelo Algarve Paulo Sá.
Transporte de automóveis parado desde Novembro de 2015
Recorde-se que o avançado estado de degradação do cais transfronteiriço de Vila Real levou à sua interdição inicial a automóveis (em Novembro de 2015) e, mais tarde, a pessoas desde Agosto deste ano.
Actualmente as carreiras fluviais entre as duas margens do Guadiana apenas são asseguradas a passageiros e não a automóveis e utilizam do lado português o cais de embarque das empresas marítimo-turísticas situado a jusante do cais transfronteiriço.
De acordo com a Docapesca, entidade responsável pela infra-estrutura fluvial, foi lançado um concurso público que pretende instalar no local um novo cais flutuante com 15 x 9 metros com as respectivas estruturas de acesso.
O Ministério do Mar esclareceu ainda que o novo cais deverá estar operacional até final de Fevereiro de 2017.
A situação denunciada pelo PCP causa prejuízos vários, segundo a força partidária, entre os quais se destacam a impossibilidade da empresa concessionária da travessia transportar actualmente automóveis e transtornos na operação do cais destinado às actividades marítimo turísticas, que se vê assim forçado a acolher tráfego extraordinário.
A Docapesca adiantou ainda na resposta veiculada pelo Ministério do Mar, que o cais das marítimo turísticas será intervencionado posteriormente de forma a garantir a sua segurança e conservação.