Um passageiro sem qualquer experiência de pilotagem conseguiu aterrar, esta terça-feira, uma aeronave particular no aeroporto de Palm Beach, na Florida, depois do piloto ter ficado incapacitado.
“Tenho uma situação séria aqui. O meu piloto ficou incapacitado e eu não faço ideia de como pilotar um avião”.
Esta foi a mensagem que os controladores aéreos em terra ouviram de um passageiro de um avião particular que sobrevoava a costa da Florida esta terça-feira. As gravações de voz, partilhadas pela CNN, revelam o momento em que tudo aconteceu.
Nesta altura, o passageiro não imaginava ainda que iria ser capaz de colocar a aeronave em solo em segurança com a ajuda de um instrutor de voo. Robert Morgan, instrutor certificado, estava a fazer uma pausa quando foi chamado para explicar, em pouco tempo, como aterrar um avião.
Robert também nunca tinha pilotado um Cessna 208 e, por isso, arranjou uma fotografia do painel de instrumentos daquele modelo de aeronave para, à distância, ensinar o passageiro.
“Tente manter as asas niveladas e comece a descer. Empurre os controlos e desça a um ritmo muito lento. Siga a costa para norte ou para sul, estamos a tentar localizá-lo”, indicou o instrutor.
Depois de localizar o Cessna 208, Robert indicou ao piloto que iria aterrar no maior aeroporto da região, o de Palm Beach, de forma a que “pudesse ter um alvo realmente grande ao qual apontar”.
Juntos, conseguiram aterrar a aeronave em segurança. Veja aqui o momento:
“A aterragem foi nota 10. Apetecia-me chorar tal era a adrenalina. Fiquei muito feliz por ter corrido bem e ninguém se ter magoado”, afirmou o instrutor de aviação, citado pela CNN.
Após a aterragem, o passageiro, que não foi identificado, disse apenas que queria voltar para casa para junto da sua mulher, que está grávida. O piloto da aeronave que ficou incapacitado terá sofrido um problema médico, não tendo sido partilhado pormenores.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL