A Madeira e o Porto Santo terão agora máscaras para toda a população, que foram desenvolvidas por costureiras. Será a partir da próxima semana que a medida entra em prática, com a lei a obrigar o uso de máscaras em espaços públicos.
Pedro Ramos, Secretário Geral da Saúde diz em conferência de imprensa que todos serão informados de como se coloca e retira corretamente a máscara. Será disponibilizado um vídeo a explicar como se procede para ficar bem protegido.
O objetivo da Madeira é, como afirma Pedro Ramos, apostar em máscaras para “estar ao nível de outros países que tiveram sucesso na contenção da pandemia” do novo coronavírus.
Foram feitas 250 mil máscaras para controle da disseminação do vírus. Em famílias numerosas, serão atribuídas duas máscaras para o pai e a mãe, uma vez que as crianças não devem sair sozinhas. O Secretário Geral da Saúde diz que este é um “bom número” por família.
A Madeira conta com a realização de 600 testes de despite à covid-19. Até quarte-feira, eram 50 os infetados no arquipélago. Existe apenas um caso recuperado.