As Testemunhas de Jeová, como membros da comunidade, estão atentas e preocupadas com o bullying e querem partilhar – nesta altura de regresso às aulas – as ferramentas que usam para proteger e treinar os seus filhos para lidarem com essas situações.
“Enquanto os pais procuram constantemente formas de proteger os seus filhos, um grupo crescente de famílias está a voltar-se para uma fonte diferente de orientação prática: a Bíblia”, afirmam Testemunhas de Jeová.
No site jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová, ao pesquisar com a palavra bullying, o público em geral pode ter acesso a um amplo conjunto de recursos gratuitos, incluindo vídeos, artigos, atividades e outras ferramentas sobre temas que os jovens enfrentam nas escolas. Esses recursos incluem uma Animação em Quadro Branco com o tema “Vence o Bullying Sem Recorrer à Violência” e um desenho animado sobre o poderoso efeito da oração – para os que são crentes – quando sofrem bullying.
A experiência mostra que – por aplicar os princípios da Bíblia – às vezes é possível transformar uma situação de bullying numa relação de amizade ou, se não se conseguir travar os ataques, pelo menos minimizá-los, independentemente de outras medidas sancionatórias ou legais que a família possa vir a decidir como convenientes.
O cyberbullying é outra faceta do problema. Com apenas um clique, quem faz cyberbullying pode insultar, assediar e ameaçar através do telemóvel ou do computador. Como resultado, as vítimas relatam sentir-se desesperadas, isoladas e ter sentimentos suicidas. Muitos jovens Testemunhas de Jeová referem que a leitura da Bíblia e a oração acalmam a sua ansiedade quando enfrentam essas situações.
Também no site jw.org pode encontrar, para se proteger, sugestões de medidas práticas na Animação em Quadro Branco “Sê Cuidadoso ao Usares Redes Sociais”. Uma jovem conversou com os seus pais e professores sobre a situação e, no seu caso, decidiu apagar a sua conta na rede social que foi alvo por parte do agressor.
“Nem todas as situações se resolvem assim tão facilmente. Mas quando aplicamos os conselhos da Bíblia e nos concentramos na situação em geral, isso pode ajudar as pessoas a lidar com a ameaça e a manter a sua autoestima”, disse António Henriques, porta-voz das Testemunhas de Jeová na Região Sul.
“A Bíblia provou ser um recurso prático para muitas famílias saberem lidar com situações difíceis da vida”, acrescentou António Henriques. “Os princípios encontrados neste livro antigo podem ajudar adultos e crianças a resolver conflitos e a manter relacionamentos pacíficos com outros.”
Princípios bíblicos como a chamada ‘Regra de Ouro’ – que envolve tratar os outros como gostaríamos de ser tratados –, mostrar amor e ser vagaroso em irar-se, são ferramentas que ajudaram muitos jovens e as suas famílias em muitas circunstâncias.