Estão concluídas as obras na passagem de nível (PN) da Porta Nova, em Tavira. A intervenção, que resultou de uma colaboração e parceria estabelecida entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Tavira, beneficia de uma solução inovadora para os veículos de duas rodas, que permite “eliminar os intervalos entre pavimento e carril” que estariam na origem de alguns incidentes naquela zona.
“Devido à sua geometria – que apresenta um ângulo de viés muito pronunciado entre a estrada e a via-férrea – esta PN era especialmente penalizadora para os veículos de duas rodas, havendo registo de alguns incidentes com velocípedes e motocicletas, por introdução da roda no desnível entre o pavimento e o carril, colocando em risco os utilizadores e a própria circulação ferroviária”, refere a Infraestruturas de Portugal.
Para resolver a situação a solução encontrada foi a de colocação de pavimento que minimizasse os riscos, tendo a intervenção agora materializa, passado pela substituição do betuminoso existente por placas de borracha especialmente adaptadas.
Esta solução, aplicada pela primeira vez em Portugal, permite eliminar os intervalos entre pavimento e carril que estavam na origem dos incidentes, constituindo-se como uma alternativa mais segura face ao tradicional pavimento.
“Com esta acção, que teve um custo da ordem dos 100 mil euros, suportado pela IP e pela autarquia em partes iguais, foi possível eliminar um importante risco, reforçando a segurança deste atravessamento que se constitui também como uma porta de entrada na cidade de Tavira”, conclui a empresa.