Um grupo de cidadãos tornou pública a intenção de projeto que foi dada a conhecer ao município de Tavira e que visa a reabilitação da “Vacaria da Estação Agrária”.
“O espaço, conhecido por este nome, está atualmente bastante degradado, mas os edifícios são de grande interesse arquitetónico e cultural, dignos de preservação e valorização”, pode ler-se na página do Facebook A Vacaria – Nova Estação Agrocultural.
O grupo propõe que “este espaço funcione como um Centro Educativo em torno do mundo rural e da Dieta Mediterrânica. A missão será a de inspirar a comunidade a adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, oferecendo uma programação multidisciplinar, pedagógica e demonstrativa”.
Ao longo dos últimos seis anos, desde a abertura da Quinta Biológica “Maria Flaminga”, vários são os residentes (incluindo comunidade estrangeira) e turistas que frequentam o local.
Na grande maioria, são pessoas que “procuram estilos de vida saudáveis, não só na alimentação, como noutras vertentes, e muito interessadas na promoção da sustentabilidade para o mundo que as rodeia e numa maior implicação com a cultura local”.
O grupo de ação que tem estado a pensar este projeto reúne pessoas com vontade em colaborar ativamente na valorização do espaço, trazendo “uma nova vida e dinamismo a um local emblemático”, que poderá, na sua visão, “constituir-se como um centro prático e demonstrativo daquilo que é preconizado em planos e agendas nacionais orientadoras de intervenções para a sustentabilidade e Dieta Mediterrânica”.
O grupo está “a aguardar resposta do município para perceber como se pode passar da intenção à ação”.