O Algarve é a única região do país que conta com uma equipa de consultas de cuidados paliativos, no âmbito dos cuidados de saúde primários, disponível aos utentes no Centro de Saúde de Tavira.
Depois de ter sido pioneiro na criação de equipas domiciliárias no país, quando, em 2007, disponibilizou à população uma das primeiras Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos ao domicílio, o Algarve volta a estar em destaque com a nova consulta interdisciplinar e única a nível nacional, disponível no Centro de Saúde de Tavira (Agrupamento de Centros de Saúde/ ACES Sotavento) através da ARS Algarve IP.
Para o mês de Novembro está prevista a entrada em funcionamento de mais uma consulta no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António.
Esta consulta de cuidados paliativos permite que os utentes possam aceder à mesma, por iniciativa própria, ou através do seu médico de família, colocando este tipo de cuidados mais próximos do cidadão, melhorando a qualidade dos cuidados de saúde e a humanização dos serviços.
“Há utentes e familiares, ou cuidadores, que me dizem que a vida deles mudou desde que têm o apoio dos cuidados paliativos por nós prestados”, destaca a Fátima Teixeira, Coordenadora da Equipa Comunitária de Cuidados Paliativos do ACES Sotavento, que esteve na base deste projecto e foi a coordenadora regional desde 2007 até ao presente ano, sendo que actualmente integra também a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos.
Os utentes seguidos na consulta são doentes com doenças crónicas avançadas e progressivas, entre as quais neoplasias, doenças neurológicas (demência, Esclerose Lateral Amiotrófica/ ELA) e insuficiência avançada de órgãos (Insuficiência Renal Crónica/ IRC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica/ DPOC).