“Com praias fluviais e atlânticas, arquitetura brilhante e culinária acessível, mas deliciosa”, os leitores do prestigiado jornal centenário The Guardian destacam a beleza do nosso país.
O artigo publicado esta quinta-feira, intitula-se: ‘Direto de um conto de fadas’: as melhores vilas e aldeias de Portugal, por leitores.
E é sobre Tavira que recai o destaque vencedor escrito por Malcolm Matthew e que escreve: “Mesmo o ateu mais frio não pode deixar de se impressionar com as 37 igrejas de Tavira, a pequena cidade que, graças à localização ligeiramente interior, evitou o ‘superdesenvolvimento’ de alguns balneários algarvios. E o que poderia ser mais apropriado do que ficar num antigo convento – Pousada Convento Tavira – no centro da cidade, de onde partem os barcos para a ilha de Tavira para os amantes da praia? Mas é difícil afastar-se dos restaurantes e bares ribeirinhos com vista para a famosa Ponte Romana”. Deixa igualmente uma recomendação para pousadas.pt.
Das várias localizações portuguesas recomendadas, no Algarve há um segundo destaque que vai para Aljezur.
Escreve Joseph Francis que “Em outubro, é possível sentir o cheiro da fumaça de madeira girando e girando no ar fresco da manhã acima dos chalés caiados de Aljezur. A cidade velha é uma cascata de ruas estreitas em zigue-zague. Eles cortaram uma confusão de edifícios – metade airbnbs chiques, metade chalés tortos empilhados com cabaças e lenha. Um castelo mouro – uma característica onipresente nas cidades do sul de Portugal – assoma no alto. Vá lá ao pôr-do-sol para ver a luz a esmaecer sobre o estuário de Aljezur. Durante o dia, dirija pelos prados de flores silvestres até à Praia da Arrifana para surfar e tomar sol”.