O site TasteAtlas, conhecido por fazer rankings de comidas do mundo, compilou uma lista de 10 pratos portugueses, os “10 piores pratos portugueses”. A votação foi feita com base nas avaliações dos utilizadores do site. O tradicional “Queijo de Figo” do Algarve foi um dos escolhidos, pelas piores razões.
Em décimo lugar ficou a “Fogaça da Feira”, tradicional de Santa Maria da Feira. Em nono lugar temos as “Patas de Veado”. O oitavo lugar pertence às “Broas de Mel”.
No sétimo lugar figura o “Queijo de Figo” do Algarve. Segundo o site, “o Queijo de Figo é uma especialidade algarvia preparada com figos secos e amêndoas como dois ingredientes básicos. Tradicionalmente, figos e amêndoas fatiados eram colocados em uma forma e regados com conhaque. A combinação seria então prensada e armazenada até que os ingredientes fossem combinados num bolo firme”.
“Opcionalmente, figos e amêndoas moídos podem ser misturados com calda para criar uma mistura compacta que é então prensada num molde. Embora estes bolos de figo sejam tradicionalmente redondos, podem assumir outros formatos, mas o seu nome invulgar, que se traduz como queijo de figo, deriva da clássica forma redonda que lembra uma roda de queijo”, explica.
No sexto e quarto lugar estão as “Cavacas” e as “Cavacas de Margaride”, respectivamente, o que demonstra que os utilizadores do TasteAtlas não são especialmente adeptos deste tipo de iguaria. O quinto lugar pertence ao “Maranho”.
Finalmente, o Top 3 dos “piores pratos portugueses”: o terceiro lugar foi conquistado pelo “Bolo Rei”; o segundo lugar é do “Bacalhau à Zé do Pipo” do Porto e o primeiro lugar foi ganho pelas “Papas de Serrabulho” de Braga.
O levantamento dos “10 piores pratos portugueses” é baseado em 6426 avaliações dos utilizadores do site TasteAtlas.
Leia também: Marca chinesa de carros elétricos chega ao Algarve