O Município de Silves está a promover um projeto inovador que visa preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética. A iniciativa já teve a aprovação de duas candidaturas comunitárias ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O PO SEUR prevê implementação de compostagem doméstica, compostagem comunitária e recolha seletiva de biorresíduos. Será cumprido o Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves, contemplando os seguintes investimentos:
– compostagem comunitária: distribuição de baldes para biorresíduos de sete litros para o setor doméstico, envolvendo 212 alojamentos e 321 habitantes nas freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra; distribuição de baldes de 10 litros para apoio a cafés, restaurantes, mercearias, pequenos supermercados e escolas;
– compostagem doméstica: aquisição de 200 compostores domésticos de 400 litros para uso dos munícipes;
– recolha seletiva de biorresíduos nas freguesias de Silves e Armação de Pêra, devido à sua alta densidade populacional, com o público-alvo de 220 estabelecimentos comerciais, sendo que a operação se inicia pela aquisição e distribuição de contentores de 120 litros equipados com sistema de acesso por RFID (dispositivos eletrónicos que permitem a sua identificação e registo do baldeamento);
– aquisição de software, hardware e de duas viaturas de recolha de resíduos;
– campanhas de sensibilização sobre as regras a cumprir e a importância das medidas;
– ação de monitorização contínua dos parâmetros da compostagem ao longo de 12 meses e um estudo de caraterização física de resíduos (antes de depois).
Em comunicado, o Município de Silves relembra que “a correta gestão de resíduos é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental”. Silves assume-se ainda como pioneiro nesta matéria na região do Algarve.
O investimento global do projeto ascende a 455 961,80 euros, numa dispesa financiada a 85% pelo Fundo de Coesão.