No Rio de Janeiro, uma mulher tomou a medida extrema de partir o vidro de um autocarro em movimento, alegadamente devido à recusa do motorista em abrir a porta, num momento em que o ar condicionado do veículo avariou. O incidente ocorreu após o filho da mulher sentir-se mal devido ao calor.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, e partilhadas pelo Notícias ao Minuto, a mulher é vista a abanar a criança com folhas de papel, enquanto outra pessoa, possivelmente indignada com a situação, parte o vidro do autocarro com um chinelo.
O passageiro que gravou o vídeo relatou que o motorista se recusou a abrir a porta do autocarro, levando à reação desesperada da mãe da criança. Segundo a empresa responsável pelo autocarro, Viação Pavunense, o veículo iniciou a viagem com o ar condicionado a funcionar, mas este terá apresentado problemas técnicos durante o percurso.
Onda de calor no Brasil
O Brasil enfrenta uma onda de calor intensa antes mesmo do início oficial do verão, que está marcado para 22 de dezembro. Alertas vermelhos foram emitidos para quase três mil cidades e vilas em todo o país, afetando mais de cem milhões de pessoas. A região Sudeste e Centro-Oeste é particularmente atingida.
No Rio de Janeiro, as temperaturas atingiram 42,5°C, com uma sensação térmica de 58,5°C.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico registou um pico de procura de 100.955 megawatts, estabelecendo um novo recorde nacional de consumo de energia elétrica.
A onda de calor levou a uma onda de queixas nas redes sociais, a destacarem a intensidade do calor e suas consequências para a população.
Leia também: Ganhou 120 mil euros no primeiro EuroDreams e foi dado como morto