Já é certo que a partir do próximo dia 1 de janeiro as ex-SCUT que se encontram na Via do Infante, a principal autoestrada do Algarve que liga Lagos a Castro Marim, vão desaparecer com a promessa de tornar as suas viagens de carro na região sul do país bem mais económicas. No entanto, se quiser circular de carro entre Lisboa e o Algarve através da famosa A2, saiba que vai ter de pagar mais em portagens já a partir de 1 de janeiro.
Até ao fim de 2024, o percurso entre Lisboa e o Algarve pela A2 exige o pagamento de 22,70 euros em portagens. Ainda assim, já está confirmado que a partir de 1 de janeiro de 2025 vai passar a pagar mais 0,60 euros por cada trajeto entre a capital e a região mais a sul de Portugal Continental.
Quer isto dizer que, só em portagens, vai passar a pagar 23,30 euros, caso tenha um veículo pertencente à classe 1.
Estas subidas, para os veículos da classe 1, têm como referência, tal como previsto no contrato de concessão, a taxa de inflação homóloga, sem habitação, registada em outubro no continente, e o adicional de 0,1% contemplado na lei devido à limitação na subida das portagens imposta em 2023 por força do contexto de elevada inflação.
Tal como acontece com a A2, também o valor das portagens da A1, a autoestrada que assegura a ligação entre Lisboa e o Porto, vai registar um aumento. Falamos de um acréscimo de 0,70 euros, o que significa que passará a pagar 24,60 euros em portagens, segundo a informação avançada pelo Expresso.
Leia também: Posso utilizar Via Verde para pagamento automático de portagens em Espanha?