Em Portugal, o trabalho como empregada doméstica é considerado precário, uma vez que o salário médio de empregada doméstica no nosso país ronda os 14.025 euros anuais, segundo os dados avançados pelo portal Talent.com. Contas feitas, cada pessoa a exercer esta profissão ganha, em média, 7,19 euros por hora. No entanto, um vídeo divulgado por uma imigrante peruana em Espanha tornou-se viral depois de a mesma revelar quanto ganha como empregada doméstica no país vizinho.
Chama-se Elida, a imigrante peruana que está há quatro anos a viver no país de “nuestros hermanos”. Num vídeo partilhado por um tiktoker, Elida revelou que ganha entre 1.500 a 2.000 euros por mês a fazer trabalhos como empregada doméstica, realizando limpezas e serviços como cozinheira. “Trabalho uma jornada completa num lugar e faço horas noutro”, explica.
Ainda assim, a empregada doméstica em Espanha sublinha que no seu trabalho “pode-se ganhar bem, embora nem sempre seja fácil”, sobretudo por causa do elevado custo de vida no país. “Gasto por mês aproximadamente 800 a 900 euros vivendo não tão confortavelmente a partilhar um apartamento com outras pessoas”, destaca.
O que é certo é que a Zap avança que as empregadas domésticas em Espanha recebem entre 8,30 e 10 euros por cada hora de trabalho. Quer isto dizer que, as trabalhadoras que recebem 8,30 euros por hora precisam de trabalhar pelo menos 121 horas mensais para ganharem pouco mais de mil euros por mês.
Por outro lado, em Portugal, se uma empregada doméstica receber 7,19 euros à hora (valor médio), terá de trabalhar 140 horas para ganhar o mesmo salário do que uma empregada doméstica em Espanha. Assim sendo, em Portugal, seria necessário trabalhar mais 19 horas mensais para receber a mesma quantia.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer