Muitos são os que saem à rua diariamente para ir comprar o pão para o dia, mas, por vezes, há pão que sobra e vai ficando acumulado na cozinha. Alguns dias depois o pão já está duro e o primeiro instinto é deitá-lo no lixo. No entanto, existe uma forma de o transformar em pão fresco e consumi-lo como se o tivesse comprado no próprio dia.
Na internet existem várias dicas sobre como pode transformar pão duro em pão fresco e uma delas encontra-se na página de Instagram “Mundo de Sofia”, da autoria da influencer Sofia Cotrim. Assim sendo, para combater o desperdício alimentar, a influencer portuguesa aconselha a dar um banho de água ao pão, colocando-o de seguida no forno. Depois de completo o processo, o pão está pronto para voltar a ser consumido como se tivesse sido comprado no dia.
Caso não queira transformar o pão duro em pão fresco, existem sempre outras formas de o aproveitar. Avança o site do Pingo Doce que uma das estratégias passa por ralar o pão. Uma vez ralado, o pão pode ser utilizado, por exemplo, para fazer panados ou quando vai confecionar o tradicional bacalhau no forno.
Uma outra solução consiste em cortar o pão em cubos, secá-lo e colocá-lo no forno. É assim que passa a ter croutons na sua cozinha sem precisar de os comprar no supermercado. Tanto pode utilizá-los em saladas, como nas sopas.
Por fim, pode sempre cortar o pão duro em fatias e levá-las ao forno. Ao saírem do forno, fica com tostas prontas para serem consumidas. Podem servir de entrada de numa refeição, acompanhadas por um patê à sua escolha.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve