Vem aí a “época” do fogo de artifício com as festas de passagem de ano e se nós os adoramos (nem todos claro), os nossos amigos cães não podem dizer o mesmo, pois geralmente ficam agitados e extremamente assustados.
O que fazer antes dos fogos?
“Acima de tudo, nesses dias (trovoadas ou fogo-de-artifício) deve ser realizado um bom passeio à tarde com muito exercício físico. Depois permitir acesso à casa e não os deixar na rua. Isolar ao máximo o som, fechando os estores e manter um som neutro em casa, como música ou TV”, aconselha João Reis, médico veterinário à PiT.
“Deve oferecer um brinquedo interativo — daqueles que podem ser recheados — para eles ficarem entretidos durante a exposição ao estímulo. Para aqueles que começam a ficar mais stressados, os tutores podem tentar acalmá-los com festas”, explica o médico veterinário à mesma fonte.
Para minimizar o sofrimento do teu cão, o Portal do Animal ensina uma técnica bastante simples, desenvolvida por Linda Tellington-Jones, que consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea do corpo seja estimulada, e assim, amenizar as tensões e diminuir a irritabilidade.
Como se faz?
Basta utilizar uma faixa de pano macio e firme, amarrar ao animal de modo a que abrigue o peito e o dorso, finalizando com um nó na região da coluna.
Como funciona?
A pressão exercida sobre o corpo do animal causa sensação de segurança e deixa o cão menos agitado. O efeito pode variar de cão para cão, dependendo do nível de fobia que ele possui.
Leia também: Propriedade mais cara do país para arrendar está localizada no Algarve e custa 50.000€ por mês