Portugal é um dos países do mundo com mais rotundas, mas muitos condutores continuam sem saber como circular corretamente numa rotunda. O que é certo é que as rotundas têm como objetivo contribuir para uma circulação fluida do trânsito, no entanto, as dificuldades dos condutores ao circularem nas mesmas produz muitas vezes o efeito contrário.
Se tem dúvidas sobre como circular corretamente dentro de uma rotunda, antes de se sentar ao volante, leia algumas das regras mais importantes. Em primeiro lugar, saiba que tem de ceder passagem aos veículos que já circulam na rotunda, independentemente da via por onde estes estejam a circular. Depois, não se esqueça de utilizar os “piscas” para sinalizar todos os seus comportamentos dentro de uma rotunda.
Uma vez dentro da rotunda, avança o Código da Estrada que, caso pretenda sair na primeira saída, deverá entrar e ocupar a via mais à direita. Por outro lado, se vai sair em qualquer outra saída que não a primeira, terá de se posicionar nas vias interiores da rotunda. Apenas poderá dirigir-se para a via mais à direita depois de passar a saída imediatamente anterior àquela onde pretende sair.
No entanto, o que muitos condutores não sabem é que as bicicletas não têm de seguir as mesmas regras dos veículos ditos “normais” dentro de uma rotunda.
É que as bicicletas podem ocupar sempre a via mais à direita, mesmo que não pretendam sair da rotunda na primeira via de saída. De qualquer modo, os ciclistas têm o dever de conceder a saída aos condutores que pretendam sair da rotunda.
Leia também: Conheça a tasca onde se come cozido e bacalhau na brasa por menos de 10€