O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou as forças russas de capturaram um comboio humanitário: “Funcionários do Serviço Estadual de Emergência e motoristas de autocarro foram presos”, afirmou Volodymyr Zelensky através de uma mensagem na rede social Telegram.
A sua vice-primeira-ministra da Ucrânia Iryna Vereschuk, detalhou a informação que “onze autocarros e dois carros do serviço de emergência do estado da Ucrânia foram parados no posto de controle russo na entrada de Manhush. Às 21h15 [menos duas horas em Portugal continental] o destino de 11 motoristas e quatro funcionários do Serviço de Emergência do Estado era desconhecido”.
Presidência ucraniana lança site de ajuda humanitária
O gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lançou um ‘site’ na Internet de ajuda humanitária, fornecendo contactos de centros humanitários estrangeiros e ucranianos para “apoiar a população”.
De acordo com a Presidência ucraniana, o ‘site’ “é um portal oficial para quem quer prestar assistência humanitária ou financeira à Ucrânia”.
“Aqui, quem quiser apoiar a Ucrânia e os ucranianos pode obter instruções sobre como fazê-lo”, indicam as informações disponibilizadas na página ‘online’.
O portal foi desenvolvido em conjunto pela equipa do gabinete do Presidente da Ucrânia e do gabinete de Ministros.
“Informações para cidadãos ucranianos que se tornam refugiados ou estão a planear deixar o país podem ser encontradas no portal. […] Existe uma linha direta do Estado para aqueles que desejam fornecer ajuda humanitária à população ou apoiar os militares e os combatentes territoriais ucranianos”, é acrescentado.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL