Um homem perdeu a vida devido a um acidente envolvendo um robot que não conseguiu distinguir o indivíduo das caixas de comida que estava a manusear, segundo relatos de testemunhas.
O incidente ocorreu na Coreia do Sul durante uma inspeção realizada por um homem na casa dos 40 anos, funcionário de uma empresa de robótica. O braço robótico, ao confundir o homem com uma caixa de vegetais, agarrou-o e pressionou o seu corpo contra a correia transportadora, resultando em lesões fatais no rosto e no peito, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap. Apesar de ter sido encaminhado para o hospital, o homem acabou mesmo por não resistir.
Segundo a Yonhap, o robot tinha a responsabilidade de levantar caixas de pimentas e transferi-las para paletes. O homem estava a verificar as operações do sensor do robot como parte dos preparativos para um teste na fábrica de triagem de pimenta na província de South Gyeongsang, programado para 8 de novembro, conforme informações da polícia. O teste inicialmente estava agendado para 6 de novembro, mas foi adiado por dois dias devido a problemas com o sensor do robot.
O trabalhador, pertencente à empresa que fabricou o braço robótico, estava a avaliar a máquina na noite de quarta-feira quando ocorreu o acidente.
Após o incidente, um representante do Complexo Agrícola de Exportação de Donggoseong, proprietário da fábrica, apelou à implementação de um sistema “preciso e seguro”.
Em março, outro incidente envolvendo um homem sul-coreano de 50 anos resultou em ferimentos graves, após ficar preso por um robot enquanto trabalhava numa fábrica de peças de automóvel.
Estes incidentes servem como uma chamada de atenção para o aprimoramento contínuo das medidas de segurança no campo da automação, com vista a salvaguardar a integridade e a vida daqueles que interagem com este tipo de tecnologia.
Leia também: Despede-se após 6 anos e choca-se com colegas: “Não recebi um único obrigado ou adeus”