Esteve numa loja, não ficou contente com o serviço e quando pediu o livro de reclamações não lhe deram acesso ao mesmo? Saiba que o estabelecimento tem de afixar a informação de que existe livro de reclamações e os funcionários estão obrigados a entregar o mesmo a um cliente, sempre que solicitado. Para além disso, o cliente não tem de apresentar nenhum documento para poder escrever neste livro.
De acordo com o Idealista, caso o proprietário de um estabelecimento recuse a entrega do livro de reclamações a um cliente, este último pode solicitar a presença de uma autoridade policial. Neste tipo de situações, será o agente da polícia a facultar-lhe o livro, depois de tomar nota da ocorrência.
Se acabar por chamar a PSP ou a GNR pode escrever duas reclamações no livro: uma primeira onde transparece o seu descontentamento perante um serviço ou atitude de um funcionário e uma segunda reclamação acerca da recusa na entrega do livro destinado ao efeito.
Aproveite para explicar por palavras os motivos pelos quais pediu o livro de reclamações, para além do comportamento do proprietário, que chegou ao ponto de o levar a chamar um agente de autoridade.
Vale a pena fazer uma reclamação?
Pedir o livro de reclamações e redigir uma queixa pode demorar algum tempo. Em primeiro lugar, a folha tem alguns campos que terá de preencher e depois tem de escrever a sua reclamação, de forma objetiva e pormenorizada. No entanto, apesar do tempo que o processo pode demorar, até porque depois o proprietário tem até 15 dias úteis para enviar a respetiva reclamação à entidade reguladora, vale a pena a espera.
Note que pode também acompanhar o estado da sua reclamação através do site do Livro de Reclamações. Para isso terá de se registar, indicando o telemóvel, email, primeiro e último nome. Assim consegue acompanhar o seguimento da sua reclamação até à conclusão do processo.
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