A PSP realiza, a operação de fiscalização rodoviária Risco Mínimo direcionada ao controlo do excesso de velocidade no continente e à condução sob o efeito do álcool nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, entre quinta-feira e domingo.
Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) lembra que entre 1 de janeiro e 15 de março deste ano, segundo dados provisórios, foram registados 9.716 acidentes, mais 2.941 do que em igual período do ano passado, correspondendo a um aumento de 43,4%.
Nas referidas datas foram registadas 12 vítimas mortais, menos duas do que no período homólogo. Quanto aos acidentes com vítimas, a PSP contabilizou um aumento de 45,5% do número de acidentes, em comparação com o período homólogo do ano transato, tendo o número de feridos ligeiros sofrido um aumento significativo (+904).
A PSP adianta ainda que no mesmo período foram registados 5.059 acidentes só com danos, ao passo que no período homólogo foram registados 7.220, um aumento de 42,7%.
Na nota, a PSP sublinha ainda que “continuará a fiscalizar os comportamentos de risco dos condutores, principalmente as condutas que têm elevada prevalência e maior impacto na sinistralidade rodoviária, nomeadamente, excesso de velocidade, condução sob o efeito do álcool, uso indevido do telemóvel e a não utilização (ou utilização incorreta) dos cintos de segurança e sistemas de retenção”.
A polícia deixa o apelo a todos os condutores para que respeitem as regras do Código da Estrada e legislação em vigor e que não adotem comportamentos de risco durante a condução.