O Governo já anunciou as regras de utilização das praias, que abrem a 6 de junho. Será possível aceder às praias sem medidas coercivas, mas apela-se à disciplina dos portugueses.
As medidas de distanciamento social de 1,5 metros serão aplicadas também nas praias. Os toldos, colmos e barracas serão alugados por uma pessoa ou grupo apenas uma vez (de manhã ou tarde). Quanto às regras de circulação, apela-se também ao distanciamento da população.
A sinalética tipo semáforo funcionará da seguinte forma: a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).
São novas regras, que vão evitar a propagação do novo coronavírus, segundo o Governo e a Direção-Geral de Saúde. O CM avança hoje que as praias algarvias terão ainda assistentes de praia, que vão sensibilizar e organizar os banhistas.
Deste modo, estarão presentes profissionais para garantir que as regras das praias sejam cumpridas e “evitar problemas”, como revela António Miguel Pina.
Em declarações recentes à Lusa, o.presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) afirma que “são medidas vão ao encontro daquilo que eram as nossas expectativas e até da sugestão que apresentámos ao senhor ministro do Ambiente, no sentido de que o Governo e a Direção-geral da Saúde definissem um conjunto lato de regras e deixasse a forma de as fazer cumprir aos autarcas de cada território”.
António Miguel Pina referiu na altura que estava satisfeito com as medidas implementadas para proteção da população, durante idas à praia.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista hoje 1.218 mortes relacionadas com a covid-19, mais 15 do que no sábado, e 29.036 infetados, mais 226.
Relacionado:
Conheça todas as regras de utilização das praias em tempos de pandemia
Comunidade Intermunicipal do Algarve satisfeita com regras para utilização das praias