É certo que a aplicação móvel Gov.pt veio facilitar a vida de muitos portugueses ao permitir que estes tenham os seus documentos de identificação, nomeadamente o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o seguro do carro no telemóvel. Deixa, assim, de ser necessário andar com os documentos todos dentro da carteira e o risco de estes se perderem ou serem roubados decresce significativamente.
No entanto, uma dúvida que persiste é se também é possível apresentar os documentos de identificação em formato digital numa ida a Espanha ou a qualquer outro país estrangeiro. De facto, tal como avança o gabinete da ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes, ao Polígrafo, o Gov.pt trata-se da “aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português e que foi desenvolvida pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa”.
Ainda que em Portugal os documentos apresentados em formato digital tenham a mesma validade dos documentos físicos, o que se sabe é que, no estrangeiro, as coisas não funcionam da mesma forma. Quer isto dizer que, se for a Espanha, por exemplo, terá de se fazer acompanhar pelo seu documento de identificação em formato físico. Caso contrário, este não será considerado válido.
Conheça as vantagens da aplicação Gov.pt
Embora a aplicação não possa ser utilizada no estrangeiro, em Portugal o objetivo desta passa por “facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos ou outros”.
Através da mesma poderá, por exemplo, ativar a Chave Móvel Digital a partir da verificação facial, assim como poderá ativar os certificados digitais do Cartão de Cidadão, assinar documentos em formato PDF e validar documentos digitais.
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão