A entrada num novo ano é sinónimo de aumento de preços na maioria dos produtos e serviços e 2025 não foi exceção. Alimentos, como o pão, o café, a carne e os ovos estão mais caros, mas o mesmo cenário verifica-se também nos preços das casas e dos transportes públicos. Assim sendo, surge a necessidade de comparar o custo de vida em Portugal com o de Espanha. Qual será o melhor país da Península Ibérica para viver?
Em primeiro lugar há que comparar os salários dos dois países. Enquanto o salário mínimo em Portugal este ano está fixado nos 870 euros, em Espanha, no mínimo, todos os trabalhadores recebem pelo menos 1.180 euros no final do mês. Também o salário médio bruto é mais elevado em Espanha do que em Portugal. No primeiro país o valor é de 2.273, ao passo que em Portugal o salário médio bruto chega aos 1.528 euros.
Os salários são mais elevados em Espanha, mas os valores das casas para comprar nos arredores de Madrid são muito idênticos aos valores que se encontram na periferia de Lisboa. No que diz respeito aos alugueres, saiba que arrendar uma casa na periferia de Madrid sai bem mais barato do um aluguer na periferia de Lisboa. Em Espanha falamos de valores a rondar os 1.000 euros e em Portugal, as rendas costumam atingir os 1.400 metros.
O cabaz alimentar também é mais caro em Portugal
A TVI emitiu uma reportagem onde foi também comparar os preços de um mesmo cabaz alimentar nos dois países. De salientar que o cabaz integrava meio quilo de frango, um pão, uma embalagem de alface iceberg, dois quilos de batata vermelha, um pacote de arroz, um leite, um litro de azeite, seis ovos e uma maçã. Este cabaz em Madrid custou 15,33 euros e em Lisboa, o preço deste foi de 20,40 euros. A principal diferença foi no azeite, já que este custa cerca de mais três euros por litro em Portugal.
Também nos transportes Madrid sai a ganhar, uma vez que o passe mais caro custa 32 euros. Por sua vez, para andar livremente por Lisboa de transportes públicos terá de pagar 40 euros mensais pelo Passe Navegante. Embora os preços estejam em constante mudança, os combustíveis também são por norma mais baratos em Espanha.
Só no café é que Espanha fica a perder em relação a Portugal. Se no país de “nuestros hermanos” o mais provável é ter de pagar 1,80 euros por um café simples, em Portugal poderá comprar um café por 0,80 euros, dependendo do estabelecimento. Assim sendo, dentro da Península Ibérica, Espanha é o país com o melhor custo de vida.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve