A cerimónia de lançamento da primeira pedra relativa à obra do Parque Tecnológico Celerator terá lugar esta quinta-feira, pelas 11:00, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, localizado no Sítio do Escampadinho, freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão.
A cerimónia estará a cargo de Paulo Pinheiro e Paulo Águas, em representação, respetivamente, da Parkalgar – Autódromo Internacional do Algarve e da Universidade do Algarve, entidades fundadoras da CELERATOR – Associação Parque Tecnológico do Algarve, marcando também presença a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário.
O futuro polo tecnológico visa o setor dos transportes, mobilidade e soluções energéticas e será dedicado às energias renováveis aplicadas à mobilidade e transportes, com um custo estimado na ordem dos 7,2 milhões de euros e conclusão prevista para o último semestre de 2024.
No final da cerimónia, terá lugar uma visita guiada aos bastidores dos testes da equipa de Fórmula 1 “Alpine”, que decorrem entre 12 e 13 de julho no circuito do Autódromo Internacional do Algarve, cuja bancada principal estará nesses dias aberta ao público.
O Autódromo Internacional do Algarve é considerado um dos melhores e mais avançados a nível internacional. Quem o diz são pilotos e ex-pilotos de renome como Lewis Hamilton, Michael Schummacher ou Emerson Fittipaldi.
Este projeto assenta no relevo natural do terreno e aposta fortemente na segurança dos pilotos e do público em geral.
O circuito tem 4,6 quilómetros de extensão, fica a dez minutos de distância do centro das cidades de Portimão e de Lagos e uma capacidade para mais de 80 mil pessoas sentadas.