O IX Festival de Órgão do Algarve arranca no próximo dia 28 de Outubro. São dez concertos distribuídos por cinco igrejas da região, que se vão realizar até dia 26 de Novembro. Este ano pela primeira vez estendido de Faro para os concelhos de Portimão, Loulé e Tavira.
Portimão acolhe o concerto inaugural do Festival de Órgão do Algarve, a 28 de Outubro na Igreja Matriz, com a participação do organista Nuno Alexandrino e do Coral Adágio, dirigido pelo maestro António Alves. No programa, destaque para a exigente obra “Stabat Mater” de João Rodrigues Esteves, para Coro e Órgão.
O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão tem lugar a 11 de Novembro, com o organista Rafael Reis. Numa apresentação a solo, serão interpretadas obras da escola organística italiana, portuguesa, e inglesa.
A Igreja Matriz de Boliqueime recebe a 4 Novembro o primeiro dos concertos de órgão no local, com o organista João Paulo Janeiro. O programa tem como mote “A dança como matriz no repertório organístico” e percorre várias tipologias rítmicas de dança.
A 18 de Novembro, o organista Nuno Alexandrino apresenta-se na Igreja Matriz de Boliqueime, com um programa abrangente mas especialmente centrado na música ibérica.
Em Tavira, a Igreja de Santiago acolhe a 18 de Novembro o organista Tiago Ferreira para um programa de concerto contrastante com obras de compositores de Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Holanda.
Na semana seguinte, a 25 de Novembro, o órgão da Igreja da Misericórdia ecoará pelas mãos de Tadeu Filipe, que apresentará obras de compositores menos conhecidos mas deveras interessantes.
Os concertos em Faro iniciam-se a 5 de Novembro na Igreja do Carmo, no formato de música de câmara com João Paulo Janeiro e Filipa Oliveira (órgão e flauta de bisel), seguindo-se a 12 de Novembro uma apresentação a solo pelo organista Rafael Reis.
Na Sé de Faro, o órgão histórico soará a 19 de Novembro pelo organista Tiago Ferreira e o encerramento do Festival ficará a cargo de Tadeu Filipe a 26 de Novembro,
Todos os concertos realizam-se às 21.30 horas e são de entrada livre.
O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.
Mais informações na página de Facebook: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/.