Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram este domingo uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade de captura de bivalves em Tavira, da qual resultou a apreensão de cerca de 30 quilos de lingueirão e 20 quilos de amêijoa.
Durante esta ação foram detetados diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves, com recurso a artes de pesca denominadas “ganchorras de mão” e “xalavar”, sem o devido licenciamento, tendo os mesmos acabado por se colocar em fuga ao aperceberem-se da aproximação dos elementos da Polícia Marítima.
“Foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, cerca de 30 quilos de lingueirão e 20 quilos de amêijoa, bem como um total de quatro artes de pesca, três ganchorras de mão e um xalavar”, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado, acrescentando que “os bivalves por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural”.
Nesta ação estiveram empenhados quatro elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura e uma embarcação.