O título do post é de indignação: “A pouca vergonha do Pingo Doce em Portimão… Tanta gente a passar fome e este senhores do Pingo Doce a deitar Pão fora!😠 Isto devia ser considerado um crime”

“Obrigado Bombeiros” é uma página de Facebook cujos conteúdos partilhados não se rege por critérios jornalísticos e que pode até gerar “falsos alarmistas”.
Em causa, está um recente post do “Obrigado Bombeiros” que solicita “Vamos todos PARTILHAR este vídeo ao máximo. Isto tem que dar a volta a Portugal e chegar à comunicação social!”.
Segundo o testemunho de vários funcionários que trabalharam no Pingo Doce, tal não parece ser verosímil, pois [os Pingos Doces] “doam os alimentos em fim de revalidade a instituições. Dentro das próprias instalações, existem caixotes de lixo onde, o que não pode ser doado, é deitado fora”.
No entanto, testemunhos há que relembram que “só dão a instituições se forem uma pequeníssima quantidade. Sacos de pão e bolos são deitados fora diariamente”.
Um dos testemunhos, que trabalha na seção da padaria, vai mais longe e diz:
“Eu posso vos dizer que todos os dias temos donativos! Apenas não temos à sexta e ao sábado porque as associações negam-se a ir as lojas buscar!
Conclusão, continuamos a colocar em caixas como sempre fazemos, as vezes mais arrumado. outras vezes menos, depende das horas, porque também temos família e já basta sairmos as 21h30/22h/00h, (…) mas continuamos a fazer esse procedimento e colocamos ao lado dos caixotes para as pessoas que passam fome, mas que não têm direito a nada das associações, conseguirem ter algo para comer”.
(…) em agosto, apenas temos uma associação e a Refood, porque tudo o resto entra de férias.
Mais um mito que existe. Não há qualquer colaborador que possa levar seja o que for para casa que acabe a validade. Como é esse caso, é considerado roubo e a pessoa é despedida!
(…) Porque se filmaram isso, agradeçam! Fomos nós, os colaboradores, que colocaram para as pessoas conseguirem levar, já que não há associações aos fins de semana”.