O dia de fazer uma viagem de avião é tanto agitado como o dia de fazer as malas. Convém chegar ao aeroporto duas horas antes do voo para conseguir lidar com todos os imprevistos com alguma calma. Para poupar tempo, há quem faça o check-in online ainda em casa, mas há também quem continue a preferir fazê-lo presencialmente, para que não fique nenhuma questão por resolver.
Seja através do telemóvel ou mesmo do computador, é cada vez mais fácil fazer o check-in online. Para além de ser gratuito, companhias aéreas, como a TAP, Luthtansa, Ryanair, Easyjet e Vueling explicam nos seus websites quais os passos a seguir para proceder ao check-in online. De qualquer forma, se preferir fazê-lo no balcão do aeroporto, saiba que há situações onde poderá vir a ter de pagar uma taxa extra.
Para voos TAP o check-in no aeroporto é gratuito
No caso da TAP pode continuar a fazer o check-in no aeroporto de forma gratuita. Para além de poder fazê-lo no balcão, há alguns aeroportos onde existem máquinas para poder fazer o check-in por sua conta. No entanto, caso precise, há sempre por perto quem o possa ajudar.
Ao recorrer a estas máquinas poderá não só fazer o check-in de forma automática, como poderá também escolher o seu lugar e imprimir o cartão de embarque.
Nas companhias low cost já é preciso pagar taxa
Se tiver marcado um voo da Ryanair ou Easyjet, apenas o check-in online será gratuito. Se preferir fazê-lo no aeroporto terá de pagar uma taxa extra. O site da Easyjet não refere valores, no entanto a Ryanair informa que o check-in no balcão tem o custo de 55 euros, embora este seja reduzido a 30 euros no caso de voar para Espanha.
A Vueling também não especifica os valores desta taxa, contudo, “se não pode realizar o check-in online porque o aeroporto da reserva não tem habilitado este serviço ou porque as condições especiais da sua reserva não o permitem, poderá obter os cartões de embarque no aeroporto no dia do voo de forma gratuita”, esclarece a companhia espanhola.
De salientar ainda que, caso voe a partir de Barcelona, pode fazer também o check-in gratuito nas máquinas automáticas destinadas ao efeito.
Leia também: Podem obrigar-me a despachar a mala de cabine no porão?