Tavira acolhe, neste mês de outubro, uma oficina de esparto cru, sob a orientação do artesão Bruno Constâncio, na sede da ASTA – Associação de Artes e Sabores de Tavira.
Em 2023, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) celebra o 20.º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO com o programa Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003 – 2023.
O terceiro momento desta celebração, intitulado “A Festa”, ocorrerá de 17 a 22 de outubro, com eventos em todo o país, incluindo em Tavira e no Museu do Traje em Lisboa.
Neste âmbito e inserida no programa Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade, candidatura “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável”, realiza-se, na sede da ASTA – Associação de Artes e Sabores de Tavira, de 16 a 18 de outubro, entre as 14:30 e as 17:30, a oficina de esparto cru, sob a orientação do artesão Bruno Constâncio.
Esta reflete uma técnica artesanal que utiliza uma fibra natural abundante, no Algarve, para criar vistosas obras de artesanato, como cestas, tapetes e alcofas.
A iniciativa, gratuita, tem um número limitado de participantes, pelo que os interessados deverão efetuar a sua inscrição aqui.
Os interessados em mais informações devem contactar o Município de Tavira através do telefone 281 320 568 ou do email [email protected]
Ainda no seguimento do programa Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003 – 2023, em Lisboa, o Museu Nacional do Traje acolhe, entre 20 a 22 deste mês, a exposição itinerante “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”.
Leia também: Abertas inscrições para empresas que queiram participar na Feira de Noivos de Tavira