Dia de Reis (6 de janeiro) é sinónimo de celebração e de bolo-rei gigante na cidade de Loulé. Pelas 17:00, na Praça da República, vai ser cortado e distribuído pela população um bolo de 150 metros de comprimento, momento que marcará o encerramento do programa de animação de Natal no concelho.
Ao longo de toda a rua em frente aos Paços do Concelho será servida a iguaria, cuja confeção estará, mais uma vez, a cargo da pastelaria Loulé Doce.
O bolo-rei gigante terá os seguintes ingredientes: 110 kgs de farinha, 100 kgs de fruta cristalizada para decoração, 50 kgs de frutas cristalizadas picadas, 50 kgs de frutos secos (sultanas, amêndoa, figos e nozes), 22 kgs de ovos (38 dúzias), 22 kgs de açúcar, 14 kgs de margarina, 2 kgs de bebidas aromatizantes, 1,6 kgs de sal e 1,6 kgs de fermento.
Esta iniciativa contará com um momento de animação musical a cargo dos elementos do grupo Charola das Barreiras Brancas – AGAL, que trarão uma tradição musical secular.
Popularizado em Portugal no século XIX, o bolo-rei representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: a côdea simboliza o ouro; as frutas cristalizadas e secas representam a mirra; e o aroma do bolo simboliza o incenso.
Esta iniciativa tem entrada livre e a fatia de bolo é gratuita.
Este será a último dia para uma visita à Aldeia dos Sonhos, que terá as portas abertas na Cerca do Convento, Largo D. Afonso III e Largo de S. Francisco, até às 19:00.
Leia também: Loulé é uma das 10 cidades do país que vão receber espetáculo “Soombra” dos Moonspell