A APALA, Associação de Pesca Artesanal e Lúdica de Altura, no concelho de Castro Marim, é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para preservar a tradição do legado deixado ao longo dos últimos anos pelas gerações mais antigas de pescadores.
No passado sábado realizou-se a primeira ação da associação naquilo que é considerado a preservação ambiental. Os membros pertencentes à APALA arregaçaram todos as mangas e realizaram uma limpeza do lixo na área abrangida da associação, a praia da Alagoa. A APALA encontra-se empenhada para todas as ações que contribuam para a promoção da educação ambiental, e esta ação foi a primeira de muitas.
“A associação promove a pesca sustentável e lúdica, a educação ambiental, a valorização da cultura da pesca e a ação pedagógica da mesma para todas as idades. Trabalha principalmente para preservar esta atividade, garantindo que a mesma continue a ser uma parte importante do Sotavento Algarvio para as gerações futuras”, explica a APALA em comunicada.
Na vertente pedagógica, a associação aposta “em formações na área da pesca para todas as idades, onde existem protocolos que visam a colaboração entre várias entidades formadoras”.
Os objetivos da APALA enquanto associação sem fins lucrativos são desenvolver cada vez mais tudo o que foi deixado anteriormente pelos pescadores de Altura e torná-la uma associação melhor e nobre.
A APALA diz-se “uma associação amiga do ambiente e ainda preocupada com o futuro, não só do mar mas também das gerações seguintes”.
Leia também: Câmara de Castro Marim cede terreno e pede ao MAI a construção de um novo quartel da GNR