O petróleo está cada vez mais caro e a sua oferta mais escassa, mas isso não impede o Garabagh Resort & Spa, situado na cidade de Naftalan, no Azerbaijão, de oferecer aos seus hóspedes banhos de petróleo. “Combate mais de 70 doenças”, diz o hotel. O tratamento que poderá encontrar neste resort no Azerbaijão consiste num banho de imersão de apenas 10 minutos, em petróleo extraído diretamente de um poço e transportado para as banheiras do hotel.
Estes banhos são um sucesso no país asiático, uma vez que os moradores locais e cientistas do país defendem que o combustível cura as pessoas que se banham no petróleo do país. Avança a SIC Notícias que o banho dura cerca de 10 minutos e o petróleo está a uma temperatura que varia entre os 34 e os 38 graus. Quando o banho termina, o petróleo é retirado do corpo, mas o cheiro permanece.
Uma vez em contacto com o petróleo, o difícil será mesmo livrar-se dele e é por isso que no Garabagh Resort & Spa as toalhas e lençóis são castanhos.
Refere também a SIC Notícias que estes banhos são feitos em petróleo não adequado para automóveis. As pessoas locais acreditam que o petróleo tem vários benefícios e o hotel tem até um museu, o “Museu das Muletas”, um local que serve como prova da eficácia do tratamento. Os hóspedes “curados” com petróleo deixam as suas muletas no hotel para compor o museu.
De qualquer modo, importa salientar que não existe qualquer prova científica de que o petróleo é benéfico para a saúde. A Organização Não Governamental WWF alerta para o facto de o contacto direto do petróleo com a pele poder causar dermatite, irritações e até queimaduras.
Leia também: Fraude no azeite dispara em Portugal: Saiba como identificar produtos falsificados