Abu Dhabi prepara-se para lançar o primeiro serviço de táxis voadores do mundo, com operações previstas para começar até ao final de 2025. A iniciativa será implementada em parceria com a Archer Aviation, uma empresa norte-americana especializada em aeronaves elétricas de descolagem e aterragem verticais (eVTOL). O projeto inclui a construção de uma frota de aeronaves na capital dos Emirados Árabes Unidos.
O modelo Midnight, desenvolvido pela Archer, poderá transportar até quatro passageiros por viagem, ligando vários “vertiports” espalhados pela cidade. Este sistema visa reduzir os tempos de viagem em até 80%, substituindo deslocações de 60 a 90 minutos por trajetos aéreos de apenas 10 a 20 minutos. As aeronaves foram desenhadas para serem seguras, sustentáveis, silenciosas e economicamente competitivas com os transportes terrestres.
Segundo um porta-voz da Archer, o Midnight oferece um nível de segurança comparável ao dos aviões comerciais e é 100 vezes mais silencioso do que os helicópteros em altitudes de cruzeiro.
Os veículos eVTOL começaram a ganhar visibilidade em 2016, quando a Uber apresentou a ideia na conferência Elevate, com o objetivo de permitir que os clientes reservassem táxis voadores como reservam um Uber tradicional. Desde então, surgiram mais de 300 startups focadas neste setor, arrecadando quase 10 mil milhões de dólares em financiamento. No entanto, menos de 5% destas empresas deverá sobreviver, segundo estimativas da IDTechEx. A Archer Aviation posiciona-se como uma das três líderes do mercado.
Segundo a Pplware, Abu Dhabi oferece condições ideais para a implementação desta tecnologia, tanto pela geografia, com grandes extensões de água que permitem operações seguras, como pelo apoio institucional de entidades como os Aeroportos de Abu Dhabi e a Autoridade Geral de Aviação Civil (GCAA). Segundo Saif Mohammed Al Suwaidi, diretor-geral da GCAA, existe um forte compromisso para garantir o lançamento seguro dos táxis voadores.
Apesar de Abu Dhabi liderar esta inovação, a regulamentação global ainda representa um grande desafio. A China, por exemplo, já realizou testes interurbanos na província de Guangdong e planeia lançar serviços regulares de passageiros em 2026. Entretanto, em Abu Dhabi, planeia-se que até cinco vertiports estejam operacionais já no próximo ano, segundo Alessandro Borgogna, engenheiro aeroespacial e líder do SAVI Hub da cidade.
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