A Infraestruturas de Portugal esclareceu esta quarta-feira que a circulação ferroviária foi retomada na Linha do Sul, mas a variante de Alcácer do Sal continua encerrada devido a reparações que se vão prolongar “pelas próximas horas”.
“A Linha do Sul já foi reaberta, mas a variante de Alcácer do Sal, uma linha paralela e mais moderna utilizada pelos comboios rápidos e de longo curso, ainda está encerrada”, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
Anteriormente, a mesma fonte da IP referiu à Lusa que a circulação ferroviária na Linha do Sul, no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, interrompida às 07:50, tinha sido reposta por volta das 10:30, após serem reparados danos causados pela queda de uma árvore sobre a catenária, devido ao mau tempo.
A IP precisou, agora, que, “de facto a situação na Linha do Sul está resolvida, mas na variante de Alcácer do Sal não, porque ainda prosseguem aí trabalhos de reparação, pelas próximas horas”.
“A CP ainda tem condicionamentos na circulação para Sul, já que ainda decorrem trabalhos na variante”, sublinhou.
Já a E-Redes informou a Lusa, num esclarecimento enviado por correio eletrónico, que, devido ao mau tempo desta madrugada, cerca de 250 casas no concelho do Alcácer do Sal estavam sem eletricidade, às 10:00 desta quarta-feira.
A empresa indicou que existe “uma avaria no concelho de Alcácer do Sal originada pela queda de um poste de média tensão”.
“Estão afetados cerca de 250 clientes, que serão muito em breve alimentados por recurso a geradores”, adiantou a empresa, sem precisar uma hora concreta para a reposição do abastecimento de energia elétrica.
A E-Redes referiu que já se encontram no local equipas da empresa que “farão a necessária reparação”, acrescentando que, durante este período, o fornecimento de energia será garantido por geradores.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa ter sido registada, esta madrugada, uma situação de vento extremo no troço da Estrada Nacional 253 (EN253) entre Alcácer do Sal e Comporta, numa zona onde não há habitações.
“Registaram-se quedas de árvores e de linhas elétricas”, realçou a mesma fonte, não dispondo de informação sobre pessoas e habitações afetadas pelo mau tempo, realçou.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo até às 18:00 desta quarta-feira.
Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 00:00 de quinta-feira.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”