Já é permitido ir a banhos e as temperaturas altas tem levado milhares de portugueses a deslocarem-se às praias. A enchente de muitas praias tem sido motivo de preocupação para muitas pessoas, uma vez que é difícil manter o distanciamento social assim.
Contudo, outra situação levou o Surf Clube de Sesimbra a fazer uma publicação nas redes sociais. Na publicação o clube escreveu: “Muito triste este cenário hoje de manhã encontrado na Praia das Bicas, será que não percebem que não existe limpeza das praias nesta altura e que cada um tem que trazer o seu próprio lixo, é assim tão difícil compreenderem”.
As fotos mostram sacos do lixo cheios de garrafas de vidro, papeis e máscaras cirúrgicas. O abandono de lixo não é permitido em nenhum local e, em tempos de pandemia, largar máscaras no chão não é de todo aconselhado. O desleixo da população pode levar o risco de contágio a aumentar novamente.
A escola de surf acabou por colocar o lixo nos sacos, de modo a deixar o areal novamente limpo e em segurança para outros banhistas. Contudo, é importante denunciar estas situações para que o verão possa ser sinónimo de descanso e não de “um passo atrás” para o país.
A época balnear começa oficialmente a 6 de junho. Contudo, os portugueses já estão autorizados a ir a banhos.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista hoje 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infetados, mais 165.
RELACIONADO:
Piscinas ao ar livre com as mesmas regras das praias
Banhistas regressam às praias algarvias e tentam manter-se seguros
Algarve com reservas antecipadas de toldos de praia para verão incerto